Subvariante da Covid-19 aponta nova onda
Os riscos do coronavírus ainda não acabaram no Brasil. Especialistas alertam que uma nova onda da Covid-19 tem relação com a circulação da subvariante BQ.1 da Ômicron. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o momento requer atenção.
A subvariante é possivelmente mais transmissível, e chega em meio ao fim das medidas de controle da doença. Estados como Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul já detectaram o vírus. A recomendação de especialistas é a retomada do uso de máscaras em lugares fechados.
Não se trata de um alarme tão elevado como nos períodos anteriores, quando as mortes chegaram a ultrapassar as 3 mil diárias no Brasil. No entanto, a preocupação é a proximidade com o fim de ano, com aglomerações associadas a movimentações de férias e festas.
Fica claro que a pandemia não acabou. A principal estratégia, além do uso de máscaras em lugares fechados, é reforçar a importância da vacinação, principalmente quanto às últimas doses, já que o índice é bem menor quando relacionado à primeira.
Comentarios