Bancários de Juazeiro participam do 4º Encontro Nacional de Comunicação da CTB
- SEEB Juazeiro

- há 3 horas
- 2 min de leitura

O presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região, Eleandro Damas, o vice-presidente Maribaldes da Purificação e representantes dos bancários da Bahia e de Sergipe participaram do 4º Encontro da Rede de Comunicação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizado em São Paulo entre os dias 12 e 14 de março.
Com o tema “Comunicar para Resistir: Comunicação Sindical, Democracia, Soberania e Inteligência Artificial”, o evento reuniu comunicadores sindicais, jornalistas, dirigentes e ativistas de diversos estados para discutir o papel estratégico da comunicação na organização da classe trabalhadora.
Participaram do encontro o secretário-geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que também integra a Coordenação Nacional da CTB Bancários; os presidentes dos sindicatos de Jequié, Fabiano Miranda; de Feira de Santana, Eritan Machado; e de Irecê, Carlos Alberto, além do vice-presidente da entidade, Maribaldes da Purificação. Também estiveram presentes os assessores do Sindicato da Bahia, Ney Sá e Júlia Portela.
A proposta do encontro foi debater “a comunicação que temos, a comunicação que precisamos e a comunicação que a classe trabalhadora merece”, reunindo especialistas, comunicadores populares, dirigentes sindicais e parlamentares para discutir temas como disputa de narrativas, democratização da mídia, desinformação e o uso da inteligência artificial na comunicação sindical.
A programação teve início com o painel “Análise de conjuntura e disputa de narrativas”, seguido do debate “Conjuntura política, sindical e comunicação”, com a participação de Altamiro Borges, Nivaldo Santana, Benigno Perez e Adilson Araújo. O encontro também abriu espaço para o compartilhamento de experiências de comunicação popular e sindical, com Alex Sarat, Esdras Gomes e Odinei Milkievicz.
Na sexta-feira (13), os debates tiveram como tema central “Tecnologia, organização e formação prática”. O evento foi encerrado no sábado (14) com a aprovação das resoluções políticas da comunicação da CTB, definição das diretrizes para 2026 e aprovação da Carta do Encontro.















Comentários