Juros altos impulsionam o lucro dos bancos
A manutenção da taxa básica de juros em 13,75% ao ano só beneficia o sistema financeiro e os especuladores, enquanto milhões de pessoas se desdobram para sobreviver e pagar o básico. Não à toa, a Selic impulsionou o lucro dos cinco maiores bancos do país em 2022. O resultado de Itaú, BB, Bradesco, Caixa e Santander chegou a R$ 106,7 bilhões no ano passado.
A alta ante 2021 foi de R$ 9,25%, aponta estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). O levantamento revela ainda que em 2022 houve crescimento de 20,7% na utilização do crédito pessoal física.
Quase todo resultado, de 85%, vem do uso do cartão de crédito, em que os juros do rotativo estão acima dos 410% ao ano. As taxas elevadas causaram recorde em inadimplência, chegando ao percentual de 77,9%.
Os dados mostras que o dinheiro sai do bolso da população e vai parar nos cofres dos bancos. O governo federal também ajuda a aumentar o lucro com o pagamento de títulos das dívidas públicas. Por isso, o Sindicato dos Bancários da Bahia e entidades representativas pressionam o Banco Central pela redução da Selic. O índice alto, além de aumentar a inadimplência, trava a geração de emprego e a retomada do desenvolvimento.
Bancários Bahia
Comments