Comando recusa proposta insuficiente para VA e VR
O Comando Nacional dos Bancários voltou a recusar a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), de reajuste do VA e VR pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), estimado em 8,88% pelo Banco Central. A categoria reivindica um índice que cubra a inflação dos alimentos, cuja estimativa é de 15,37% na data base da categoria – 1º de setembro.
Na negociação desta terça-feira (23/08), inicialmente a Fenaban ofereceu um índice ainda menor, de 7,99%, que representava apenas 48% da inflação dos alimentos, proposta recusada logo de cara. Diante das negativas do Comando, a Federação se comprometeu em debater com os bancos a reivindicação de aumento dos vales alimentação e refeição.
A Fenaban disse ainda que vai apresentar proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) na negociação desta quarta-feira (24/08), a partir das 14h. O Comando espera que sejam oferecidos valores decentes. Dinheiro os bancos têm. O sistema financeiro registrou lucro de R$ 132 bilhões em 2021. Cifras escandalosas.
Assembleia
O Comando orienta que as entidades sindicais convoquem assembleias virtuais, na noite desta sexta-feira (26/08), para que os bancários avaliem as propostas que forem apresentadas pela Fenaban até lá. O Sindicato de Juazeiro e Região realiza a atividade através do site.
Outra orientação é que os sindicatos transformem os encontros em assembleias permanentes, a fim de que possam ser realizadas reuniões com formas de convocação dos bancários mais rápidas, caso haja apresentação de novas propostas na próxima semana.
Com informações Bancários Bahia
Comments