top of page
  • SEEB Juazeiro

TRABALHADOR PODE SER OBRIGADO A PAGAR PERÍCIA NO INSS



Mais um ataque aos direitos dos trabalhadores. A Câmara dos Deputados aprovou um substituto ao Projeto de Lei 3914/2020 que obriga o trabalhador a pagar por perícias no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Agora, a proposta retorna ao Senado.

O PL é uma tentativa de refrear ações judiciais contra o Instituto, movidas por trabalhadores que reivindicam auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, muitas vezes negada equivocadamente pelo INSS.

Dessa forma, joga nas costas do cidadão a responsabilidade de arcar com os custos das perícias realizadas durante as ações na Justiça e também com o custo de todo o processo, caso perca a ação.

O projeto ainda define que a perícia gratuita seja só para profissionais de baixa renda, com rendimento mensal familiar per capita de até meio salário mínimo e sejam beneficiários da Justiça Gratuita.

Especialistas apontam que o PL é inconstitucional. O artigo 7º da Constituição de 1988 prevê que o custeio total no caso das perícias acidentárias é de responsabilidade do INSS. Em todo o mundo, as leis previdenciárias garante ao Estado a responsabilidade do custeio administrativo, pericial e judicial. Fonte: Bancários Bahia

13 visualizações

Comments


Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page