top of page
  • SEEB Juazeiro

Santander fecha diversas agências e demissões preocupam funcionários




Em 2022, 394 agências bancárias foram fechadas no Brasil. Assim, em dezembro do ano passado, haviam 17.908 unidades no país, o menor número anual desde 2007, segundo o Banco Central. Dessa forma, os bancos que mais encerraram as agências físicas foram o Bradesco, Santander e Itaú, somando 377 agências.


À vista disso, o Santander Brasil, que até dezembro de 2022 possuía 2.576 agências espalhadas pelo país, está promovendo a fusão de suas unidades, o que pode diminuir consideravelmente o número de pontos físicos da instituição financeira.


Demissões

Assim, embora tenha adotado o nome de fusão, na prática, o Santander tem fechado agências e realocado os clientes dessas unidades para locais que não terão as atividades encerradas. Sendo assim, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região cobra que os trabalhadores dessas agências também sejam realocados.

Conforme o Sindicato, foram identificadas demissões de gerentes gerais e gerentes de negócios e serviços, inclusive das agências que serão unificadas. Assim, essa situação tem gerado preocupação entre os bancários que atuam no Santander, pois, à medida que a fusão das agências avança, acreditam que ocorrerão mais demissões.


Além disso, aqueles que não são demitidos ficam sobrecarregados, por haver menos funcionários e mais demandas, além de ter que atingir metas cada vez mais altas. Ademais, as filas, nessas unidades que permaneceram, estão enormes, tanto na parte interna, quanto nos caixas eletrônicos.

Queda no lucro do Santander

Por fim, entre os motivos para o fechamento das agências do Santander, além de mais pessoas terem acesso os serviços bancários de forma digital, pode estar no fato de que o banco teve uma forte queda em seu lucro no ano de 2022, registrando, no acumulado do ano, um lucro de R$ 12,900 bilhões no Brasil, uma queda de 21,1% em comparação com 2021.


Fonte - seucreditodigital

4 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page