top of page
  • SEEB Juazeiro

Santander apresenta políticas para ampliação da diversidade




Em reunião com a Comissão de Organização dos Empregados (COE) nesta quarta-feira (31/5), a direção do Santander apresentou suas políticas e ações para promover a diversidade no quadro funcional do banco.


Dentre as medidas elencadas pelo Santander, tendo como base no relatório de sustentabilidade de 2022, está a participação das mulheres nos cargos de decisão do banco, com representação de 33% no Conselho de Administração e 40% no Comitê Executivo. Além disso, a empresa afirmou que incentiva a participação das mulheres em áreas estratégicas, como as vice-presidências (VP) de varejo e de finanças, e o RH.


O Santander admitiu que nem sempre é cumprido o percentual previsto na Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91) que determina a contratação de 5% de empregados com deficiência. Porém, alegou esforços a fim de melhorar este índice, inclusive por meio de programas de contratação e capacitação de PCDs em setores de tecnologia (F1RST) e na área comercial. O cumprimento desta lei não é opcional, e o movimento sindical vai cobrar para que seja respeitada.


Outra ação elencada pelo banco foi a disponibilização de três mil bolsas de estudo no âmbito do Santander Universidade, destinadas exclusivamente a homens e mulheres negras em cursos preparatórios para certificação Anbima (CPA-10, CPA-20 e CEA); e de idiomas, dentre outros.


O banco destacou também o programa de desenvolvimento de mulheres, lançado em evento realizado no Dia Internacional das Mulheres, com a participação com de 12 mil empregadas, além da contratação de 205 estagiários negros, no âmbito do programa Jovens Talentos. Segundo o banco, 75% dos menores aprendizes são negros.

Para a COE, o banco avançou no tema da diversidade dos trabalhadores, mas ainda há muito a ser feito para garantir condições iguais de ascensão profissional para todos no banco. Por isso, o movimento sindical vai continuar cobrando políticas efetivas para garantir essa equidade.

Nas próximas reuniões, ainda sem data para ocorrer, o Santander se comprometeu a apresentar ações voltadas para os trabalhadores LGBTQIAP+; de combate ao assédio sexual; e aos empregados com idade mais avançada.

1 visualização

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page