• SEEB Juazeiro

No Brasil, cresce a obesidade entre os idosos



Nos últimos 10 anos, a obesidade e o sobrepeso cresceram entre os idosos brasileiros. O vilão é o aumento considerável do consumo de produtos ultraprocessados e alimentos de fácil preparo.

A prevalência de sobrepeso aumentou de 53% para 61,4%, e a obesidade saltou de 16,1% para 23%, aponta estudo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Devido às dificuldades no preparo, na compra dos alimentos frescos e até por questões financeiras, os idosos acabam optando por produtos mais fáceis de serem consumidos e que exigem o mínimo de preparo, a exemplo do macarrão instantâneo, biscoito e pães.

Mas, é preciso ficar alerta. A obesidade piora a mobilidade, a autoestima e o risco de surgimento ou agravamento de doenças crônicas cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Para melhorar os hábitos alimentares, a população em geral deve consumir alimentos frescos, com menos açúcar e cozinhar mais em casa. O principal pilar é a reeducação alimentar, recomendam os nutricionistas. Fonte: Bancários Bahia

1 visualização

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM