top of page
  • SEEB Juazeiro

Manifesto Jornada de Mobilização em Defesa dos Trabalhadores e do BNB


A AFBNB realizará neste mês de julho, por ocasião do aniversário de 71 anos do Banco do Nordeste do Brasil, a Semana de Mobilização em Defesa dos Trabalhadores e do BNB. A ideia é realizar atividades nas unidades, organizadas pelos representantes com o apoio da diretoria da Associação, no período de 17 a 21 de julho, além de diversas outras ações políticas com o objetivo de reiterar a importância do Banco para a região e o seu caráter de banco de desenvolvimento.


Uma iniciativa parecida foi realizada anteriormente pela AFBNB de 2008 a 2012, com a “Semana de Mobilização Por um Nordeste Melhor e pela Valorização dos Trabalhadores.”


Além de conclamar seus representantes para ação durante estes dias a AFBNB lança ainda um manifesto (em PDF) que poderá ser reproduzido nas unidades e debatido entre os trabalhadores. Um banner temático também está disponível em nosso site com imagens para download e outros materiais.

Participe da Semana de Mobilização em Defesa dos Trabalhadores e do BNB! Mobilize os/as colegas e faça parte deste importante movimento!


Confira abaixo o Manifesto da Semana de Mobilização.

MANIFESTO PARA A SEMANA DE MOBILIZAÇÃO EM DEFESA DOS TRABALHADORES E DO BNB

Na semana em que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) completa 71 anos, nós que fazemos a Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) e representamos mais de cinco mil funcionários da ativa e aposentados vimos reiterar nossa defesa incondicional aos trabalhadores e ao BNB, o banco de desenvolvimento imprescindível ao Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo e, consequentemente, para o Brasil.

Há 71 anos o BNB transforma vidas, incrementa e impulsiona as atividades econômicas em sua área de atuação, trabalhando pela diminuição das desigualdades regionais. O Banco não chegaria a esta marca com tal vitalidade sem o trabalho e a expertise de seu corpo funcional e a dedicação de várias gerações de trabalhadores que fizeram e fazem do Banco uma das instituições mais reconhecidas no Brasil e no exterior.

O BNB é vanguarda desde seu nascedouro: criado após um longo período de seca, numa situação de extrema dificuldade econômica e social para a região, cenário nada propício à instalação de uma instituição financeira. Ao longo de sua atuação, é destacado na produção de conhecimento com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene); na execução do microcrédito orientado, urbano e rural; no incentivo à cultura com os centros culturais e à inovação, com a Hubine; com linhas de crédito específicas para os públicos e energia renováveis.

Mesmo com essa trajetória, a AFBNB segue lutando desde sua fundação, há 37 anos, para que o Banco seja reconhecido e tratado à altura da relevância econômica e social que tem para a região e para o País. Isso significa participação ativa nos debates temáticos; garantia de recursos para o crédito; capilaridade; agências adaptadas à realidade, com tecnologia de ponta; trabalhadores valorizados e em quantidade compatível à demanda; e, sobretudo, a consolidação enquanto instituição de desenvolvimento e que, como tal, não pode se pautar pelas exigências e metas do mercado.

Esta Semana é um convite ao diálogo e à reflexão sobre o papel do BNB, de seus trabalhadores e da comunidade em geral na inserção de políticas públicas de desenvolvimento e de redução das desigualdades.

Portanto, no novo ciclo político que se iniciou este ano, após vencida a batalha contra o desmantelamento total das empresas públicas (e do próprio BNB!) conclamamos toda a sociedade a somar forças em prol de um Banco mais forte. A solução para os problemas históricos ainda persistentes no Nordeste passa, sobremaneira, por um BNB respeitado e por políticas que foquem no desenvolvimento sustentável, na produção de conhecimento e no respeito a todos os trabalhadores.

Vida longa ao Banco do Nordeste e a seus trabalhadores!

Viva o BNB, 71 anos!

12 visualizações

コメント


Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page