top of page
  • SEEB Juazeiro

Lula, um retorno triunfal à presidência




Um feito que ocupará espaço de destaque na história brasileira. Após mais de seis anos seguidos de linchamento político e midiático massivo, diário, de ficar preso quase dois anos sem que o Estado comprovasse nada, de ser o alvo principal de sórdida campanha da extrema direita com fake news em massa, Lula confirma a condição de principal líder popular do Brasil com a consagradora vitória na eleição presidencial deste domingo (30/10).

Tão logo o TSE confirmou o resultado, as comemorações se espalharam por todo o país. O povo foi às ruas celebrar o triunfo do projeto de democracia social sobre o neofascismo bolsonarista, que tantos males causou à nação. Festa em ritmo de Reveillon antecipado, anunciando a chegada do Ano Novo.

Lula, que toma posse em 1º de janeiro de 2023, já recebeu felicitações de vários chefes de Estado, personalidades nacionais e internacionais. O mundo estava preocupado com a eleição no Brasil, pois considera Bolsonaro uma ameaça à democracia em nível global. É a terceira vez que o petista se elege presidente do país, a primeira exatamente 20 anos atrás.

Apesar da manobra bolsonarista, que usou a PRF para fazer blitz em rodovias do Nordeste, atrapalhando a votação na região, Lula obteve quase 51% dos votos, enquanto o presidente ficou com mais de 49%. Uma vitória que consagra a democracia.

Jerônimo, o novo governador da Bahia Após “bater na trave” no 1º turno, por meio ponto percentual, Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito neste domingo (30/10) o próximo governador da Bahia, com boa vantagem sobre ACM Neto (UB).

O resultado confirma a liderança do PT no Estado, que vai cumprir o quinto mandato consecutivo. Também foi fundamental na vitória o bom desempenho do governador Rui Costa e a influência política do senador Jaques Wagner.

O apoio de Lula, que obteve mais de 72% dos votos na Bahia, também foi preponderante para a boa vitória de Jerônimo Rodrigues, que ficou com quase 53% da votação e ACM Neto pouco mais 47%. A eleição no Estado transcorreu na normalidade.


Bancários Bahia

2 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page