top of page
  • SEEB Juazeiro

Janeiro é mês de alerta para os cuidados com a saúde mental




“Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?” é o tema da campanha Janeiro Branco 2024. A iniciativa que começou em 2004 tem o objetivo de incentivar a discussão sobre a saúde mental na sociedade, desmistificar questões relacionadas a transtornos mentais e incentivar a busca por ajuda e tratamento adequado.


Esse debate é de extrema importância. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que aproximadamente 12 milhões de brasileiros são afetados pela depressão, com possibilidade de aumento deste percentual nos próximos anos. Além disso, cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade. Uma das consequências mais graves desses transtornos, o suicídio, é a quarta principal causa de morte entre jovens no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.


Embora a saúde mental impacte todos os aspectos da vida, a relação com o ambiente de trabalho e fatores financeiros são frequentemente as principais fontes de estresse e consequente adoecimento mental.

Infelizmente esta é uma realidade na categoria bancária, que é uma das que mais sofre com o adoecimento mental em consequência do trabalho. Por isso, o movimento sindical cobra constantemente ação dos bancos para diminuir as cobranças abusivas, o assédio e outras condutas que contribuem para o adoecimento dos trabalhadores.


FEEB BA

3 visualizações

Comments


Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page