top of page
  • SEEB Juazeiro

Golpes crescem com contas digitais. Cuidado




O Brasil deve terminar o ano com mais 184 milhões de contas digitais abertas, alta de 15% na comparação com 2021. A estimativa da Idwall, plataforma de validação de identidade, é de que tenham sido abertas 480 milhões de contas na modalidade desde 2016.

Embora aparentem mais comodidade, os clientes devem ter cuidado redobrado com o uso das plataformas digitais. O avanço das contas virtuais é acompanhado pelo crescimento dos golpes e fraudes. No ano passado, por exemplo, quase 700 milhões de CPFs vazaram na internet.

Uma pesquisa feita pela consultoria ClearSale revela que no primeiro semestre deste ano foram identificadas 527 mil tentativas de fraudes em processos digitais no setor financeiro, como operações via PIX e contratação de empréstimo pessoal.

Um exemplo que ganhou repercussão nacional nesta semana é o da Autibank Pagamentos, empresa suspeita de estelionato e pirâmide financeira. A estimativa é que o fundador Yuri Medeiros Correa, preso quinta-feira, tenha aplicado golpes que chagam a R$ 100 milhões.

As vítimas eram convencidas a fazer empréstimos consignados para investir nas empresas do grupo Autibank, com a promessa de rentabilidade que variavam de 1% a 10% mensais. Nos primeiros meses, o rendimento era o previsto, mas nos meses seguintes o valor não era pago e os clientes terminavam com dívidas gigantescas.

2 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page