• SEEB Juazeiro

Fenaban apresenta proposta insatisfatória também para a PLR




Os bancos continuam tentando retirar direitos da categoria. Na rodada de negociação desta quarta-feira (24/8), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou uma proposta de redução do percentual do lucro distribuído aos funcionários na participação nos lucros e resultados (PLR) e ainda a compensação dos valores dos programas próprios, na parcela adicional da PLR.

O Comando Nacional dos Bancários recusou a proposta inicial de distribuição de 6,22 % do lucro líquido a título de PLR. Depois de uma pausa, os bancos aumentaram a proposta para 6,73% e insistiram na compensação dos programas próprios.

Atualmente, a PLR corresponde a distribuição de 6,67% dos lucros dos bancos, sem a compensação dos valores recebidos nos programas próprios de cada empresa.

O Comando Nacional considerou a proposta insuficiente e repudiou a ameaça dos bancos de compensar os programas próprios, prejudicando os trabalhadores

“Mais uma vez os bancos tentam enrolar os trabalhadores, apresentando uma proposta de PLR muito abaixo da esperada. A promessa foi de apresentação de uma nova proposta nesta quinta-feira (25), na reunião agendada para as 14h. A categoria precisa continuar mobilizada para garantir um acordo satisfatório”, informou

Propostas rebaixadas

Até o momento as propostas apresentadas pela Fenaban não atenderam às demandas da categoria. No dia 19, os bancos propuseram reajustar os salários e demais verbas econômicas em 65% da inflação, o que geraria uma perda real de 2,9% para a categoria. Proposição recusada pelo Comando.

No debate sobre os vales alimentação e refeição, na segunda (22) e terça-feira (23), a Fenaban começou com o reajuste de 65%, aumentou para 81%, depois 90% e, por fim, aceitou aplicar a inflação integral, estimada em 8,88%, para ajuste dos valores. O Comando considerou a proposta insuficiente e reforçou a reivindicação de que os valores do VA e VR sejam corrigidos pela inflação dos alimentos, que chega a 15,37%.

Assembleia na sexta

Os sindicatos de todo o país vão realizas assembleias na próxima sexta-feira (26/8), para debater com a categoria as propostas apresentadas pela Fenaban durante a semana, além de deliberar sobre os rumos da campanha salarial 2022.

A categoria deve permanecer em processo de assembleia permanente até o fim as negociações, para que os sindicatos possam convocar reuniões com maior agilidade em caso de novas propostas dos bancos.


Bancários Bahia

1 visualização

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM