top of page
  • SEEB Juazeiro

Dezembro Vermelho: prevenção contra a Aids



O Dezembro Vermelho é o mês dedicado ao alerta de conscientização e prevenção do HIV. Atualmente, 37,6 milhões de pessoas vivem no mundo com o vírus. No Brasil, são 920 mil. Outra estimativa revela que 6 milhões não sabiam que estavam com HIV em 2020.

O contágio ocorre, de forma mais comum, durante a relação sexual sem uso de preservativo e pela troca de fluidos corporais. Também pode acontecer durante a gravidez, no parto, em transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, pela amamentação e por compartilhamento de agulhas contaminadas.

A população deve ficar alerta quanto aos sintomas. Muitos são similares a uma gripe, como febre, mal-estar prolongado, gânglios inchados pelo corpo, machas vermelhas. Vale destacar ainda que algumas pessoas não apresentam sintomas por muitos anos.

Para evitar barrar o avanço da doença, que ainda não tem cura, a recomendação é realizar o uso de preservativo e a qualquer sinal de contaminação ou dúvida, procurar um médico imediatamente. Fonte: Bancários Bahia

2 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page