top of page
  • SEEB Juazeiro

Condições de trabalho em debate com a Caixa




Contratações e as demandas das PCDs (Pessoa com Deficiência) estiveram no foco dos debates do grupo de trabalho sobre condições de trabalho, formado por Caixa e CEE (Comissão Executiva dos Empregados). A reunião, primeira do ano, aconteceu na sexta-feira (03/03).

Na ocasião, a direção do banco informou que os PCDs correspondem a 4,97% do quadro de pessoal da empresa. Em números, são 4.314 empregados, sendo 43,7% em função gratificada. Os representantes dos trabalhadores pediram informações detalhadas das funções, e lembraram sobre as dificuldades enfrentadas hoje pelas PCDs, por conta da falta de acessibilidade.

Conforme levantamento feito pelo movimento sindical, 60 sistemas institucionais e departamentais da Caixa não são acessíveis para empregados e clientes PCDs, e demandam adequação urgentemente.

Outro item importante tratado com a direção da empresa foi sobre a necessidade de uma a ação específica para sensibilizar todos os trabalhadores quanto à receptividade de PCDs, pois “além da certificação em ‘Inclusão PCD’, disponível na plataforma da UCC, essa atitude deve se tornar uma cultura de respeito dentro do banco. Também foi solicitada a criação de um comitê multidisciplinar para acompanhar o aprimoramento da cultura inclusiva.

Sobre contratações, os representantes dos trabalhadores cobraram a recomposição urgente do quadro de pessoal. A Caixa carece de empregados. A carteira de clientes disparou nos últimos anos, sobretudo com a pandemia. Já o número de bancários despencou. O resultado é sobrecarga e adoecimento. Paralelamente, há milhares de aprovados no concurso público de 2014 aguardando convocação. Com as contratações, o ambiente de trabalho melhora, assim como o atendimento à população.

Outras demandas Durante a reunião, os empregados cobraram a retomada do Comitê de Realocação. A ideia é que essa instância possa atender os bancários que precisam, por algum motivo, ser realocado de unidade.

A Caixa informou ainda a volta do Fique Bem, agora com inovações. O programa tem como função aglutinar ações e soluções para a saúde de forma ampliada e saúde no trabalho.

Confira as ações - Nutrição e hábitos saudáveis: sensibilizar para a prática alimentar saudável. O gestor da unidade manifesta interesse de participação para a CEREP.

- Programa de Readaptação Profissional (PRP): o antigo PRO busca promover a readaptação do empregado ao ambiente de trabalho e reabilitação ocupacional para os empregados participantes do Reabilita INSS. A CEREP identifica o empregado público alvo.

- Programa da Saúde da Mulher e do Homem: incentiva o rastreamento precoce de câncer de colo do útero e mama para as empregadas e próstata para os empregados. Disponível no portal Integra Mais.

- Fique Bem Saúde Emocional: até três atendimentos com psicóloga e um com psiquiatra são custeados pela Caixa. Cadastramento no app Conexa Caixa.

- Fique Bem Atividade Física (convênio com Gympass): conecta empregados, aposentados e seus dependentes a atividades esportivas.

- Atividades Laborais: promove a saúde e bem estar no ambiente de trabalho (solicitação da unidade para a CEREP).

- Vacinação antigripal: oferece vacinas contra as cepas da gripe do ano.


Bancários Bahia

2 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page