• SEEB Juazeiro

Cinco maiores dominam 81% do mercado nacional




Enquanto pressionam, assediam, e demitem milhares de funcionários, os cinco maiores bancos do Brasil mantém o mercado financeiro restrito e dominado. Itaú, Bradesco, BB, Caixa e Santander encerraram 2021 com 81,4% do mercado de crédito, além de 77,4% dos depósitos totais.

Segundo o Banco Central, a concentração é observada nas operações de aquisição de recebíveis comerciais (pessoas jurídicas), no crédito pessoal com consignação em folha e no cartão de crédito.

Com o mercado restrito, os bancos aumentaram a rentabilidade em 2021, atingindo a marca histórica de R$ 132 bilhões. Em contrapartida, as empresas fecharam quase 12 mil postos de trabalho nos últimos dois anos, além de 3.180 agências.

Se por um lado houve lucro para os bancos, quem paga a conta são as milhares de famílias brasileiras. De acordo com o BC, o expressivo resultado do crédito bancário no ano passado foi motivado pelos empréstimos, com a maior alta do juro bancário registrada em 6 anos em 2021, quando atingiu 33,9% ao ano.


Bancários Bahia

3 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM