• SEEB Juazeiro

Após pressão, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia marca reunião para tratar sobre a vacinação con


O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, marcou uma audiência na próxima terça-feira (25/05), para tratar sobre a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores das agências bancárias. A reunião acontece às 15h30, e terá a presença do presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, do presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, e do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, além, dos demais Presidente dos Sindicatos dos Bancários do Estado da Bahia.

Desde dezembro do ano passado, a entidade formaliza questionamentos ao Ministério da Saúde e às secretarias Estadual e Municipais, para inclusão da categoria no grupo prioritário de vacinação. O argumento inicial era de que o Estado e o Município não tinham autonomia para incluir categorias que não estivessem no PNI (Plano Nacional de Imunização).


Em Juazeiro, o Sindicato dos Bancários já enviou ofício a Prefeitura de Juazeiro pedindo a inclusão da categoria bancária e os funcionários das agências (vigilantes, copeiras, auxiliares de limpezas) como prioridade no calendário de vacinação contra a Covid-19.


A categoria defende a vacinação de toda a população. Mas, em razão da negligência do governo federal, que não comprou a quantidade de doses para imunizar toda a sociedade, é necessário que se debatam critérios que priorizem os segmentos mais expostos à Covid-19.


O Presidente do Sindicato, Maribaldes da Purificação, ressalta que o trabalho da categoria bancária é essencial neste momento de pandemia. “Os bancários em nenhum momento pararam os atendimentos. A categoria é responsável pelo pagamento dos auxílios emergenciais locais e nacionais, que levam milhares de pessoas diariamente às agências, onde o risco de infecção ou reinfecção é altíssimo”, pontuou.


Uma forte mobilização nas redes sociais tem ganhado relevância e pressionado os secretários estadual e municipais. Na Câmara de Salvador, Augusto Vasconcelos, que também é vereador, conseguiu aprovar um projeto de indicação, para inclusão dos trabalhadores das unidades bancárias no plano de vacinação. No entanto, para sair do papel, o projeto precisa de doses e está agora nas mãos da Prefeitura. Nesta terça-feira (18/05), Augusto Vasconcelos cobrou um posicionamento do secretário municipal da Saúde, Léo Prates.


Ascom SEEB Juazeiro – Com informações Bancários Salvador

2 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM