top of page
Bancários Juazeiro

Brasil é líder mundial em consumo de agrotóxico


Cada brasileiro consome, em média, 7,3 litros de agrotóxicos por ano. O dado faz do país o líder mundial em ingestão de pesticidas. E o número de veneno na mesa do cidadão não para de crescer. Um risco à saúde.

Para se ter ideia, em 2015 o Brasil liberou o uso de 139 agrotóxicos. Em 2018, a aprovação triplicou, saltando para 450. Neste ano, em apenas dois meses, o governo Bolsonaro liberou o uso de 121 pesticidas.

Dos 2.184 produtos consolidados no país, 715 estão na classificação de extremamente tóxicos e 309 como altamente tóxicos. O que quer dizer têm grande probabilidade de adoecer a população consumidora e os trabalhadores rurais, expostos diariamente ao veneno.

Especialistas alertam que o contato com os agrotóxicos - inclusive os de menor nível de toxicidade - pode causar desde intoxicação aguda, com fraqueza, vômitos e tontura, até intoxicação crônica: alterações cromossomiais, alergias, doença de Parkinson, má formação fetal e câncer. Tudo em curto, médio ou longo prazo.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta 4 mil casos de intoxicação por pesticidas em 2017. No ano passado, 154 pessoas morreram em decorrência do contato com os venenos.

1 visualização

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page