Brasil tem mais de 60 milhões de endividados
Os brasileiros estão mais endividados. Esse é um dos muitos resultados do golpe de 2016 e da política de austeridade do governo Temer. O número de endividados no país chega a 63,6 milhões, ou seja, 40,3% da população adulta, segundo levantamento da Serasa Experian.
O governo prometeu emprego com a reforma trabalhista e, caso acontecesse, esperava que a economia fosse alavancada, mas é crise atrás de crise, um PIB irrisório e desemprego em níveis recordes. Resultado: pessoas sem condições de quitar os débitos.
As dívidas bancárias, como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos, apresentaram a maior alta, crescimento de 7,62%. Em segundo lugar ficaram as contas básicas, como água e luz (6,69%), apontam o SPC Brasil e a CNDL.
Em média, cada CPF possui quatro dívidas, totalizando R$ 4.426,00 por pessoa. A faixa etária mais inadimplente é de adultos entre 36 e 40 anos, com 47,3% dos brasileiros endividados. Entre os idosos, o endividamento cresceu mais. Em junho, 35% das pessoas acima de 61 anos estavam com contas atrasadas.