Decisão da Justiça valoriza sindicatos do país
Um sindicato forte garante melhorias aos direitos dos trabalhadores. Apesar de ser válida apenas para São Paulo, a decisão do juiz Eduardo Rockenbach, da 30ª Vara de Trabalho de São Paulo, abre precedente para outras decisões. Para o magistrado, apenas os sindicalizados podem receber os benefícios e reajustes dos acordos coletivos.
O juiz acredita que quem não contribui com a entidade sindical não tem o direito de receber na folha de pagamento as conquistas garantidas pelo sindicato. A decisão utilizou a mesma lógica de países europeus, como a França, onde a valorização e fortalecimento das entidades são prioridades para garantir melhorias e maior qualidade nas condições de trabalho.
Para defender o interesse dos empregados, é essencial se manter próximo e valorizar a entidade, instrumento de luta e mobilização contra os ataques dos patrões. Na decisão, o juiz Eduardo Rockenbacha afirma que as entidades sindicais devem ser valorizadas e precisam da participação dos trabalhadores da categoria, inclusive financeira.