• Bancários Juazeiro

Ensino superior não garante bons salários no país


O ensino superior até segurou o emprego para muitos brasileiros, mas não se pode dizer o mesmo sobre a renda. Para este grupo de pessoas, o salário médio caiu até 8% de 2014 para cá, aponta dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – IBGE).

No cenário econômico brasileiro atual, foi o segmento que mais teve queda na renda. Esse recuo pode indicar tanto achatamento salarial, como desemprego ou uma recolocação por salário menor, afirma o IBGE. Ainda, segundo levantamento, a média salarial passou de R$ 5.071,00 no primeiro trimestre de 2016 para R$ 4.663,00 no mesmo período em 2018.

Neste ano, registrou-se a maior queda, reflexo de uma reforma trabalhista forçada e em vigor desde novembro de 2017. Terceirizações, demissões em massa, novos contratos com salários menores, entre outros fatores altamente nocivos ao mercado de trabalho.

Para completar a renda, pessoas com ensino superior se submetem a empregos informais, antes ocupados por quem tem menos escolaridade, que por sua vez, ficaram desempregados. Uma bola de neve, um efeito dominó que ainda não se pode mensurar os estragos.

0 visualização

Busca

Outras Notícias

INSTAGRAM
© Copyright 2017 - Sindicado dos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB)
Rua Sete de Setembro, nº 71 - Centro - Juazeiro/BA - CEP: 48.903-670
Fone: (74) 3611-3312 - E-mail: seebjuazeiroeregiao@yahoo.com.br
Todos os Direitos Reservados.