top of page
Bancários Juazeiro

Bancos fecham 1.042 vagas em fevereiro de 2018


A versão dada pela grande mídia conservadora sobre o atual momento do Brasil está bem distante da realidade. Basta analisar os dados do setor bancário para comprovar. Os empregos continuam sumindo. Nos bancos, foram fechados 1.042 postos de trabalho em fevereiro.

Como janeiro registrou saldo de positivo de 652 vagas, no acumulado do ano, as organizações financeiras reduziram em 390 o número de empregos. Entre 2016 e 2018, apenas quatro meses tiveram desempenho positivo.

Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram que a Bahia ocupa a terceira posição entre os estados que mais cortaram vagas nos dois primeiros meses do ano, 76 no total. À frente aparecem Rio de Janeiro, com menos 184 postos, e Paraná (-90).

Os bancos múltiplos com carteira comercial - BB, Bradesco, Itaú e Santander - eliminaram 424 vagas em janeiro e fevereiro. Já a Caixa, que abriu um plano de demissão voluntária, extinguiu 13 postos de trabalho no período.

Mesmo diante das boas previsões para a economia, a pesquisa mostra um cenário inverso. Detalhe: o setor bancário é o mais lucrativo do país, em 2017, ano de crise profunda, a lucratividade passou dos R$ 65 bilhões. Ainda assim, não contribuem para a geração de emprego e renda.

8 visualizações

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page