Presidente dos Bancários de Juazeiro participa de reunião em Salvador para discutir a retirada do i
Na manhã desta sexta-feira (12), o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro, Maribaldes da Purificação esteve na Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, em Salvador, onde participou de uma reunião do fórum dos presidentes para decidir o futuro da federação após a retirada do imposto sindical. A reunião contou com a participação de todos os presidentes dos bancários da Bahia e Sergipe.
De acordo com o presidente dos bancários de Juazeiro ,o objetivo do Governo Temer é enfraquecer os movimentos sindicais. “A vontade do atual presidente Michel Temer e demais empresários é enfraquecer o movimento sindical, alegando que ele existe só com por causa dos recursos públicos e que sindicato não é importante para a vida do trabalhador. Sendo que os sindicatos vem pra melhorar e cobra os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, direitos esses que o governo vem tirado.”externou
Antes de a reforma ser sancionada por Temer, a contribuição para os sindicatos era feita uma vez ao ano, obrigatoriamente, tanto para funcionários de empresas quanto para autônomos e liberais. O desconto era equivalente a um dia de salário. Esse débito era feito em abril, na folha referente aos dias trabalhados em março.
Com a aprovação da reforma trabalhista pelo Congresso, a contribuição sindical tornou-se opcional. Agora, o trabalhador paga o imposto sindical apenas se quiser. Se optar por fazer a contribuição, precisa informar ao empregador que autoriza expressamente a cobrança sobre sua folha de pagamento. A empresa só poderá fazer o desconto com a permissão do funcionário.