• Bancários Juazeiro

Caixa só registra 4,4% dos casos de doenças


O número de adoecimento bancário só aumenta. Na Caixa, por exemplo, apesar de 1/3 dos empregados ter adoecido nos últimos 12 meses por motivos relacionados ao trabalho, o banco só registrou a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) em 4,4% dos casos.

A Pesquisa de Saúde do Trabalhador da Caixa 2018 mostrou que a instituição encobre a realidade. Somente 13,6% dos trabalhadores que relataram problemas de saúde mental afirmaram que o banco emitiu a CAT. Desta forma, é difícil que sejam desenvolvidas ações preventivas. As estatísticas oficiais não batem com o que realmente acontece.

Quando analisada a diferença entre os sexos, a pesquisa aponta que a subnotificação é bem maior entre as mulheres, pois geralmente as bancárias perdem as funções mais facilmente. Além de serem mais cobradas em relação a ausências associadas a filhos ou família, entre outros aspectos culturais e corporativos. Para os homens, a CAT foi emitida em 18,1% das ocorrências e para elas, somente em 9,6%.

Porém, o que muitos empregados não sabem é que a Lei de Consolidação das Leis do Trabalho nº 6.514 obriga a notificação das doenças profissionais ou geradas em decorrência das condições de trabalho. O INSS que deve apurar se o trabalhador está doente ou não. O empregado também pode procurar o Sindicato caso não consiga emitir o documento pela Caixa.

4 visualizações

Busca

Outras Notícias

INSTAGRAM
© Copyright 2017 - Sindicado dos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB)
Rua Sete de Setembro, nº 71 - Centro - Juazeiro/BA - CEP: 48.903-670
Fone: (74) 3611-3312 - E-mail: seebjuazeiroeregiao@yahoo.com.br
Todos os Direitos Reservados.