- SEEB Juazeiro
Sem negociar, Santander quer abrir agências sábado
Funcionários e movimento sindical foram surpreendidos com a notícia de que as três mil agências do Santander, em todo o Brasil, vão abrir neste sábado (22/01), das 10h às 14h. O banco convocou os gerentes de negócios e serviços de 8 horas, gerentes gerais, gerentes administrativos e gerentes PJ, PF e Van Gogh. Todos terão de trabalhar sem direito a hora extra.
A empresa quer que os empregados compensem uma hora e meia para cada hora trabalhada na semana seguinte. Quer dizer, os trabalhadores não terão direito de compensar as horas trabalhadas nos 6 meses praticados por meio da Política Interna de Compensação de Horas, que não foi negociada com o movimento sindical.
Para cobrar explicações sobre o 'Desendivida', sindicatos de todo o país enviaram em carta aberta ao novo presidente do Santander, Mário Roberto Opice Leão. Vale ressaltar que os bancários têm direito de descanso aos finais de semana e feriados, conforme o artigo 224 da Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Riscos Além de não ter negociado com as entidades representativas, o Santander coloca em risco os funcionários ao abrir as agências em um momento crítico da pandemia de Covid-19 e do surto de Influenza. O banco tem exposto os bancários ao trabalho presencial, com protocolos muito frágeis. Desrespeito à vida. Fonte: Bancários Bahia
Σχόλια