Quinta é dia nacional de mobilização em defesa das estatais
As centrais sindicais e as demais entidades representativas dos trabalhadores realizam uma mobilização nacional nesta quinta-feira, 4 de março, em defesa das empresas estatais que são estratégicas para o desenvolvimento do país, do serviço público que sofre mais ataques com a proposta de reforma Administrativa, além da luta pelo auxílio emergencial para garantir condições de sobrevivência àqueles que perderam sua renda durante a pandemia.
As entidades associativas e sindicais reivindicam também o combate a pandemia de forma eficaz e cobram “Vacina já” para garantir imunização de toda a população e assim reduzir o número de vítimas da Covid-19.
Os bancários participam da mobilização com atividades para mostrar a importância e o papel social de bancos públicos como a Caixa, o Banco do Brasil e o BNB para o desenvolvimento do país.
Ação Solidária
Uma das atividades previstas para o Dia Nacional de Mobilização é a ação solidária em várias cidades do país para demonstrar como os preços dos combustíveis poderiam ser mais baratos, não fosse a política da Petrobras de acompanhar os preços de importação.
Em parceria com movimentos sociais e associações de moradores, serão distribuídos cupons de desconto para a aquisição de botijões de gás com preço inferior ao praticado no mercado, que em muitos locais do país chega a R$ 120,00.
A campanha tem como foco conscientizar a população sobre os impactos sociais da política de preços das Petrobras que tem penalizado os trabalhadores brasileiros. Nesta terça-feira (2), a estatal anunciou mais um aumento de cerca de 5% nos preços. É o terceiro do ano para o gás de cozinha, quarto do ano para o diesel e quinto aumento da gasolina em 2021.
Os sindicalistas vão explicar que é possível vender mais barato e, do próprio bolso, vão subsidiar esses produtos para a população, vendendo pelo o que deveria ser o preço justo. A ação já foi realizada com sucesso em outras ocasiões quando a Federação Única dos Petroleiros (FUP) subsidiou descontos aos consumidores, para a compra de gasolina e diesel.
Na Bahia, serão vendidos serão 10 mil litros de Diesel ao preço de R$ 3,09 (limite de 100 litros por caminhão). A partir das 7h, no Posto Aratu, em Salvador (sentido - Salvador/Feira de Santana), na BR 324, km 16,5.
Ações semelhantes acontecem em várias cidades do país.
Com informações da Fenae.
Comments