top of page
  • SEEB Juazeiro

Novembro Azul alerta sobre o câncer de próstata




O caminho para a cura do câncer de próstata está na prevenção e no diagnóstico precoce. A doença na forma maligna é a segunda mais comum entre os homens. Fica atrás apenas do câncer de pele. Porém, se descoberta ainda em fase inicial, a probabilidade de cura é acima de 90%.

Por isso, durante todo o mês acontece a campanha Novembro Azul, realizada para lembrar sobre a importância do exame de rotina. Em geral, o recomendado é que homens comecem a fazer acompanhamento regular a partir dos 50 anos, mas caso haja histórico da doença na família, a idade diminui para 40 anos. Indivíduos da raça negra devem ficar mais atentos.

Três exames básicos servem para diagnosticar o câncer: dosagem do PSA no sangue, que é um biomarcador de câncer, exame de toque prostático e ressonância da próstata. Pelo fato de não apresentar sinais em uma fase inicial, a doença é um grande risco, sendo que a ausência de sintomas não exclui a possibilidade de ser portador.

Os principais sintomas são ardência ou dor ao urinar, micção frequente, gotejamento de urina após micção, sangue na urina ou no sêmen. Com a suspeita da doença a partir do check-up, o profissional deve solicitar uma biópsia da próstata, para verificar se há malignidade e avaliar a melhor conduta para combater o câncer.


Bancários Bahia

1 visualização

Comments


Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page