• SEEB Juazeiro

Negligência dos bancos eleva roubo via PIX



A falta de controle dos bancos, que autorizam a abertura de contas correntes em nomes de terceiros, facilita a ação de bandidos em assaltos com transferências rápidas de dinheiro via PIX. Muitas informações são originadas de vazamentos de dados, o que comprova a negligência das organizações financeiras.

Especialistas explicam que bandidos usam dados de terceiros, muitas vezes vazados na internet, para abrir contas falsas, sem que o banco seja responsabilizado por permitir tamanha facilidade na abertura. Para dificultar ainda mais o trabalho de investigação, as empresas demoram em fornecer as informações que permitam a identificação das pessoas que sacaram os valores roubados.

Já que os bancos não estão nem aí, uma dica dada pelos especialistas é que o consumidor controle o valor máximo por transferência de PIX, além de não sair de casa com os aplicativos bancários, dificultando o acesso em caso de roubo. Outra ação fundamental é prestar queixa ou boletim de ocorrência em uma delegacia especializada ao perceber que os dados foram vazados para que não seja atrelada a nenhuma fraude utilizando informações pessoais.


Fonte: Bancários Bahia.

1 visualização

Busca

Outras Notícias