top of page

Fenaban enrola e não apresenta nova proposta de reajuste salarial

  • Foto do escritor: SEEB Juazeiro
    SEEB Juazeiro
  • 26 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura



Mais um dia de enrolação. Na rodada de negociação desta quinta-feira (25/8), a Fenaban prometeu, mas não apresentou uma proposta global para as reivindicações dos bancários, nem uma nova proposição de reajuste para o salário da categoria.

Na última sexta-feira (19), os bancos chegaram a propor um reajuste de 65% da inflação do período para os salários e demais verbas econômicas. A proposta foi recusada ainda na mesa pelo Comando Nacional dos Bancários, por representar uma perda real de 2,9% para a categoria.

Nas negociações seguintes, o Comando pressionou e Fenaban avançou no índice de reajuste dos vales alimentação e refeição, chegando a reposição de 100% do INPC. O Comando considerou o aumento insuficiente, pois a inflação dos alimentos está em 15,37%. A reivindicação é de correção do VA e VR por este índice.

PLR

Nesta quinta-feira, a Fenaban apresentou também uma nova proposta para a participação nos lucros e resultados (PLR), com correção pelo INPC do período entre setembro de 2021 e agosto de 2022. Os bancos insistem ainda em compensar os programas próprios na parcela adicional da PLR, o que representa prejuízos para os trabalhadores.

A proposta foi recusada pelo Comando, que cobrou dos bancos uma proposição global para a pauta de reivindicações da categoria, que garanta aumento real nos salários e demais verbas econômicas.

“Na negociação de hoje, a Fenaban apresentou ainda algumas ameaças de retirada de direitos. Como a compensação dos programas próprios na PLR, mudanças nas cláusulas de pré-aposentadoria, no auxílio doença e outras questões que estão fora a realidade. Nós deixamos claro que não vamos aceitar proposta rebaixada. A lucratividade e rentabilidade dos bancos são enormes e eles têm plenas condições de oferecer um reajuste real para a categoria”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Uma nova rodada de negociação acontecerá nesta sexta-feira (26), às 14h.


Feeb Base

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
© Copyright 2017 - Sindicado dos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB)
Rua Sete de Setembro, nº 71 - Centro - Juazeiro/BA - CEP: 48.903-670
Fone: (74) 3611-3312 - E-mail: seebjuazeiroeregiao@yahoo.com.br
Todos os Direitos Reservados.
bottom of page