top of page
  • SEEB Juazeiro

Correção do IR pode isentar 28 milhões de pessoas




O congelamento da tabela do imposto de renda pesa no bolso dos brasileiros, sobretudo aqueles com renda já limitada. Hoje, quem ganha acima de R$ 1.903,98 sente a mordida do Leão. Um sufoco para o trabalhador que já precisa fazer mágica para sobreviver.

Portanto, é urgente fazer a correção, como vem indicando o governo Lula. Caso o projeto avance, aqueles com renda de até R$ 5 mil ficarão isentos de IR. A medida pode beneficiar 28 milhões de trabalhadores, aposentados e pensionistas.

Atualmente, apenas 8 milhões de pessoas são isentas do imposto, conforme números da Unafisco (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil).

Vale destacar que a tabela do IR precisaira ser corrigida em 148,1% para recompor as perdas dos brasileiros entre os anos de 1996 e 2022, levando em conta o acumulado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no período.

O governo tem pressa de corrigir as distorções. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a intenção de Lula é encaminhar uma proposta de reforma tributária ainda neste ano para o Congresso. No pacote, estaria a correção do IR, com redução da alíquota para os mais pobres e tributação para o topo da pirâmide social. Tomara.

Bancários Bahia

2 visualizações

Comentários


Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page