top of page
  • SEEB Juazeiro

Campanha nacional garantiu conquistas dos bancários




A renovação da Convenção Coletiva de trabalho (CCT) com a manutenção de todos os direitos foi uma conquista importante para os bancários em 2022. Com validade de dois anos, o acordo garante ainda aumento real de salários em 2023, um passo importante para a valorização da categoria.


A campanha nacional 2022 não foi fácil. “Um dos maiores desafios da categoria foi renovar a CCT, mantendo as nossas conquistas e fechando um acordo sem prejuízos. A negociação foi muito cansativa, com a Fenaban tratando com muito descaso as reivindicações da categoria. Mas, o Comando Nacional foi firme na disposição de conseguir um acordo benéfico para os bancários. Nós conseguimos isso em um acordo de dois anos. Esse ano nós não conseguimos zerar a inflação, mas tivemos outras coisas, que, de certa forma, compensou e teremos aumento real em 2023. Este foi uma vitória muito importante em um momento de incertezas, devido às eleições presidenciais”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que integra o Comando Nacional.


Ele destacou ainda avanços importantes da campanha, como a inclusão de novas cláusulas na CCT, sobre o teletrabalho e combate ao assédio sexual, além da criação do Grupo de Trabalho Bipartite específico para avaliar os dados estatísticos relativos à segurança bancária.


O acordo com a Fenaban prevê ainda que o tema do assédio moral e cobrança de metas será pautado na primeira reunião de negociação de 2023 dos bancos que têm comissões de empresa. Os bancos que não têm comissão de empresa devem realizar reunião específica com a representação dos trabalhadores para tratar do tema, a pedido do sindicato.


“Essas são conquistas muito importantes para a categoria, que vão muito além dos ganhos salariais”, avaliou Hermelino Neto, que apontou a unidade do Comando Nacional dos Bancários como ponto central para garantia dos direitos da categoria.


FEEB BA

1 visualização

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page