• SEEB Juazeiro

Caixa é autorizada a contratar novos empregados



Uma importante vitória pautada em negociações com a Caixa foi conquistada nesta quinta-feira (19/08). O banco público está autorizado a aumentar o quadro pessoal até o limite de 87.544 empregados, segundo a uma portaria do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União.

As novas contratações estão longe do ideal, mas são um importante passo na luta pela ampliação do número de empregados. A convocação dos aprovados em concurso público continua como uma das principais reivindicações dos sindicatos.

Segundo o Dieese, entre 2015 e 2020, houve uma redução de 14.866 postos de trabalho na Caixa. Enquanto o quadro de pessoal diminui, o número de clientes só cresce, aumentando a sobrecarga e o adoecimento, além de prejudicar o atendimento aos clientes.

Um ponto que merece atenção é que a portaria não define que as novas contratações sejam de empregados concursados. Segundo a publicação, podem ser incluídas pessoas contratadas em cargos comissionados e em caráter temporário, ficando a cargo da Caixa gerenciar o quadro de pessoal, incluindo contratações e desligamentos. A atitude desvirtua completamente a reivindicação dos trabalhadores, que lutam para que sejam contratados os concursados que esperam há anos a convocação da Caixa.


Fonte: Bancários Bahia.

8 visualizações

Busca

Outras Notícias