top of page
  • SEEB Juazeiro

BC prevê fim de ano com a menor inflação desde 2019




O Boletim Focus do Banco Central indica que o Brasil encerrará 2023 com a menor inflação dos últimos quatro anos, projetando uma taxa de 4,46%, reduzida em relação à semana anterior. 

 

Esta previsão representa a menor taxa anual desde 2019. O documento revela uma expectativa de retorno da inflação ao intervalo estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional, entre 3,25% e 4,75%, com apenas 17% de chance de descumprimento da meta em 2023, uma queda em relação aos 67% registrados em setembro.

Para 2024, a projeção da inflação caiu para 3,91%. O relatório também destaca revisões para baixo nas expectativas de câmbio, indicando queda do dólar para os anos seguintes. Além disto, prevê a primeira redução da taxa Selic em 2024, estimando seu encerramento em 9%, após permanecer em 9,25% no último trimestre.


O Boletim resumiu as estatísticas considerando as expectativas de mercado coletadas até a semana anterior à divulgação, evidenciando a evolução semanal das projeções para diversos indicadores econômicos. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ainda divulgará a inflação medida pelo IPCA-15 de dezembro, complementando o panorama econômico do país.


Bancários Bahia

1 visualização

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page