top of page

Bancos públicos perdem espaço no mercado de crédito

  • Foto do escritor: SEEB Juazeiro
    SEEB Juazeiro
  • 9 de jun. de 2021
  • 1 min de leitura

Resultado de uma política que não valoriza os bens do Estado brasileiro, os bancos públicos perderam espaço no mercado de crédito em 2020. De acordo com o Banco Central, o conglomerado das cinco maiores organizações financeiras do país ainda concentra 68,5% do mercado, mas perdeu espaço para o setor não bancário, que engloba fintechs de crédito e cooperativas.

Segundo o documento, BB, Caixa e BNDES reduziram a participação de 48,9%, em 2018, para 42,8%, em 2020. A explicação está também no aumento da participação de empresas de fora do grupo dos cinco maiores bancos, principais concorrentes das instituições públicas.

O relatório do BC ainda revela que, especificamente no crédito rural, a concentração de crédito financiado pelos bancos públicos está em declínio. Devido ao aumento de participação dos demais bancos comerciais e múltiplos e das cooperativas de crédito, as pessoas que precisam desta modalidade não têm recorrido às estatais.

Comentarios


Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
© Copyright 2017 - Sindicado dos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB)
Rua Sete de Setembro, nº 71 - Centro - Juazeiro/BA - CEP: 48.903-670
Fone: (74) 3611-3312 - E-mail: seebjuazeiroeregiao@yahoo.com.br
Todos os Direitos Reservados.
bottom of page