Bancos públicos devem voltar ao protagonismo
Depois dos últimos anos de desmonte e sucateamento, os bancos públicos devem voltar ao protagonismo. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as empresas terão "papel fundamental" no "novo ciclo econômico".
Lula sinalizou que “buscaremos financiamento e cooperação nacional e internacional para o investimento, para dinamizar e expandir o mercado interno de consumo, desenvolver comércio, exportações, serviços, agricultura e indústria".
Segundo ele, os bancos públicos e as empresas indutoras do crescimento e inovação terão um papel fundamental nesse novo ciclo. Paralelamente, o governo pretende impulsionar as pequenas e médias empresas, potencialmente as maiores geradoras de emprego e renda.
Ao contrário da política entreguista que tomou conta do Brasil desde o golpe jurídico-parlamentar-midiático de 2016, o presidente manifestou interesse em assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização. Inclusive, Lula já iniciou um "revogaço" de atos que dão andamento ao processo de venda de oito empresas públicas, iniciado pelo governo Bolsonaro.
Enfim, o Brasil caminha para que os bancos públicos possam voltar a fomentar a economia e financiar investimentos. As estatais podem e devem ajudar o país a sair da grave crise em que se encontra, reflexo da agenda ultraliberal imposta nos últimos anos.
Bancários Bahia
Comments