- SEEB Juazeiro
Bancos fecham agências e demitem mais de 14 mil bancários em três anos
Os cinco maiores bancos que atuam no Brasil – Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander – fecharam 2. 819 agências bancárias entre 2020 e o primeiro trimestre de 2023, segundo um levantamento da Ável Investimentos, com base em dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
No mesmo período, as instituições financeiras demitiram mais de 14 mil bancários, de acordo com o Dieese. Enquanto isso, as filas aumentam e a população precisa percorrer uma grande distância para ser atendida.
O fechamento de unidades físicas seguem uma tendência dos bancos de investirem pesado em tecnologia, passando para o cliente as tarefas que antes eram exercidas pelos bancários. Os canais digitais respondem por 98% das operações dos clientes do Bradesco, 93,1% no BB e 80% no Itaú. O Santander segue a mesma cartilha e ainda tem transformado as agências em lojas de serviço.
A Caixa é única que ainda investe na rede atendimento física. Atualmente são 4,3 mil agências e postos de atendimento, 22,6 mil lotéricos e correspondentes Caixa Aqui, 10 agências-caminhão e duas agências-barco para regiões ribeirinhas.
A política do banco público tem se mostrado correta, oferecendo atendimento bancário para a população que mais precisa, como trabalhadores, idosos, aposentados e beneficiários de programas sociais.
FEEB BA
Comments