Bancárias comandarão o BB e a Caixa
Novos tempos para o Banco do Brasil e a Caixa. Para alegria dos bancários, o governo Lula anunciou o nome de Tarciana Medeiros para presidência do BB e de Rita Serrano para a Caixa. As duas são funcionárias de carreira das empresas e possuem compromisso com os direitos dos trabalhadores e o fortalecimento dos bancos públicos.
Esta é uma conquista importante para os bancários, os trabalhadores e os movimentos de luta pela manutenção do papel social dos bancos públicos. Revela também a intenção de promover uma gestão mais eficientes das empresas, colocando em cargos de comando pessoas com conhecimento sobre o seu funcionamento.
A escolha de duas mulheres para presidir os dois maiores bancos públicos do país sinaliza ainda o compromisso do atual governo com a garantia da igualdade de oportunidades para todos os trabalhadores e trabalhadoras.
As escolhas demonstram que os bancos públicos voltarão a ter papel fundamental para o desenvolvimento do país, retomando os programas de incentivo à economia e de combate ás desigualdades.
Presidentes
Tarciana Medeiros será a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil. Administradora, ela iniciou sua carreira no banco há 23 anos, passando por diversos cargos. Atualmente, é gerente executiva no BB, função em que é responsável pela execução das estratégias de relacionamento com os clientes.
Nova presidente da Caixa, Rita Serrano tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades. Também é diretora da Fenae e representante eleita pelos empregados para o Conselho de Administração da Caixa desde 2014.
FEEB BA
Comments