Brasileiros rejeitam a privatização da Caixa
A população está de olhos bem abertos para as investidas do governo Bolsonaro contra a venda das empresas estatais. Consulta pública no portal e-Cidadania, do Senado Federal, mostra que 97% das pessoas são contra a Medida Provisória 995/2020, que permite o desmembramento e abertura de capital da Caixa.
A mobilização para que os parlamentares votem contra a MP é forte. O manifesto contrário à privatização da Caixa e em defesa do trabalhador e do patrimônio nacional já conta com apoio de mais de 220 entidades. O documento destaca que o governo federal desrespeita a Constituição Federal, o Congresso Nacional e burla uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) para atender o desejo de privatizar o único banco 100% público do país.
Como as Medidas Provisórias têm efeito imediato, o movimento sindical reforça que o governo escolheu o instrumento para ‘passar a boiada’ para beneficiar o mercado, criar e vender subsidiárias de atividades fundamentais para o papel social da Caixa. O dever das entidades representativas é barrar que a atuação da instituição financeira seja pulverizada.