- Bancários Juazeiro
Sindicato dos Bancários de Juazeiro participa da 22ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe
O Sindicato dos Bancários de Juazeiro e Região participou no último (04), da 22ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe. Este ano, a conferência foi totalmente virtual e transmitida pelo canal do Youtube (/FEEBBASE ) e na página do Facebook da Federação (https://www.facebook.com/feebbase/).
O evento contou com a participação de 689 bancários e bancárias ( 433 homens e 256 mulheres), que se inscreveram para participar dos debates sobre conjuntura e cenário econômico, relações de trabalho durante a pandemia, campanha nacional 2020, saúde e condições de trabalho. Os inscritos participaram ainda da construção da pauta de reivindicações, da eleição da delegação para a Conferência Nacional, além dos encontros específicos dos funcionários do Banco do Brasil, Caixa, BNB, Banese e rede privada.
Durante a conferência, os bancários da Bahia e Sergipe aprovaram as reivindicações para a campanha salarial 2020 e elegeram a delegação que participará da 22ª Conferência Nacional, que acontecerá nos dias 17 e 18 de julho.
Com 97% dos votos, os delegados e delegadas decidiram manter as demandas contidas na minuta apresentada aos bancos em 2018, com atualizações, principalmente nas questões evolvendo saúde e condições de trabalho. Os principais pontos da pauta são aumento real de salário, participação nos lucros e resultados, tíquetes e demais verbas salariais, defesa do emprego e manutenção dos direitos conquistados.
A exposição sobre a campanha salarial coube ao presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que elencou os onze principais pontos a serem discutidos na campanha 2020: a ultratividade da Convenção e acordos coletivos; a defesa do emprego; aumento real e PLR; teletrabalho; sindicalização eletrônica; bancarização X fechamento de agências; defesa dos bancos públicos; saúde e condições de trabalho; defesa da democracia; crédito com juros baixos para impulsionar o crescimento da economia e apoio a candidatos que defendam os interesses dos trabalhadores nas eleições municipais de 2020.
O presidente da Feebbase reforçou a importância da unidade dos trabalhadores para enfrentar as ameaças à democracia e aos direitos. “Mesmo diante da pandemia, conseguimos fazer uma Conferência participativa e democrática, envolvendo a categoria nas diversas partes dos debates. Saímos desta experiência mais fortes e seguros de que faremos uma grande campanha nacional”, comemorou Hermelino Neto.
Com informações FEEB BA