Bahia terá mais 50 empregados da Caixa. É pouco

14.05.2020

 

A Caixa anunciou a convocação, em nível nacional, de 296 aprovados no concurso público de 2014. Na Bahia, são 50 novos empregados. A contratação é importante, mas ainda está muito longe do ideal. O número convocações não chega nem a 2% do que foi perdido nos últimos anos. O banco, com mais de 90 milhões de correntistas, desligou cerca de 20 mil funcionários em todo o país desde 2015.


Nas agências, a demanda é desumana. Cenário agravado com a pandemia causada pelo coronavírus e o pagamento do auxílio emergencial aos milhões de brasileiros atingidos pela crise. Com número reduzido de empregados e a enorme quantidade de pessoas que precisam do benefício para sobreviver, o cenário nas unidades bancárias da instituição nas últimas semanas era desolador. Milhares de pessoas nas filas quilométricas e empregados extremamente sobrecarregados, dando jornada de até 12 horas por dia.


Não é à toa que o índice de trabalhadores doentes cresce a cada ano. Pesquisa feita pelo movimento sindical em 2018 revelou que 60,5% dos empregados da Caixa com problemas de saúde tinham doenças psicológicas relacionadas ao estresse. O Sindicato dos Bancários da Bahia vai continuar a pressionar a empresa por mais contratações para reduzir a sobrecarga e, consequentemente, o índice de adoecimento.  


Aos que chegaram, a entidade orienta que se sindicalizem (por meio do app Bancário Bahia) para fortalecerem a luta por direito, como é o caso do Saúde Caixa. O Sindicato tem uma ação judicial para que os novos empregados tenham acesso ao convênio médico.  


Importante destacar ainda uma vitória recente do movimento sindical que garantiu a contratação dos PCDs, graças à decisão judicial obtida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) após representação das entidades sindicais. “Agora, essa contratação surge após uma grande pressão que fizemos na mesa de negociação para diminuir a sobrecarga de trabalho no pagamento do auxílio emergencial. Achamos o número insuficiente e seguiremos firmes por mais convocações”, destaca o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Vídeos

Please reload

Busca

© Copyright 2017 - Sindicado dos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB)
Rua Sete de Setembro, nº 71 - Centro - Juazeiro/BA - CEP: 48.903-670
Fone: (74) 3611-3312 - E-mail: seebjuazeiroeregiao@yahoo.com.br
Todos os Direitos Reservados.