top of page
  • Bancários Juazeiro

Uso do FGTS mostra importância da Caixa pública




O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), gerido pela Caixa, é o seguro do trabalhador e constitui um importante fundo de investimento social. Os números mostram. No ano passado, o banco registrou 2,6 milhões de saques do Fundo para a compra da casa própria, totalizando R$ 20,4 bilhões.

Entre 2014 e 2018 foram realizados 10,3 milhões de saques para habitação, o correspondente a R$ 73,3 bilhões. Os recursos do FGTS são repassados atualmente para programas sociais administrados pela Caixa. A centralização do fundo no banco público ocorreu nos anos 1990, após proposição (PL 3144/1989) do então deputado federal Luiz Inácio Lula da Silva.

Até então as contribuições eram depositadas pelas empresas em 76 bancos, gerando grande confusão e perdas para os trabalhadores. Os dados comprovam que retirar a Caixa do Conselho Curador do FGTS enfraquece o papel social do único banco público do país.

Vale destacar que o FGTS é um fundo dos trabalhadores, mas hoje corre o risco de ser usado para especulação financeira dos bancos privados.

1 visualização

Busca

Outras Notícias

insta.png
INSTAGRAM
bottom of page