© Copyright 2017 - Sindicado dos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB)
Rua Sete de Setembro, nº 71 - Centro - Juazeiro/BA - CEP: 48.903-670
Fone: (74) 3611-3312 - E-mail: seebjuazeiroeregiao@yahoo.com.br
Todos os Direitos Reservados.

Janeiro Branco: bancário deve cuidar da saúde mental

24.01.2020

 

É cada vez mais comum encontrar pessoas com problemas de saúde mental. Uma das questões mais recorrentes na atualidade é a ansiedade, que atinge mais de 260 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). A campanha Janeiro Branco chama atenção justamente para o cuidado com a mente. 


O Brasil possui o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população). Além disso, 86% dos cidadãos sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. 


Um dos objetivos é quebrar tabus e reforçar a importância de estar em dia com o cérebro, sobretudo, diante das mudanças no mundo do trabalho e na sociedade. 


Levantamento realizado pela plataforma online Vittude revela que 37% das pessoas estão com estresse extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado extremamente severo de depressão. A ansiedade extremamente severa atinge níveis ainda mais elevados: 63%.


Quem bem sabe o que é rotina estressante é o bancário, que sofre com a ganância das empresas. Dados obtidos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) revelam que de 2009 a 2017, o total de afastamento chegou a 17.310. Mais de 50% dos casos referem-se a transtornos mentais (aumento de 61,5%) e enfermidades relacionadas a lesões por esforço repetitivo (crescimento de 13%). 
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Vídeos

Please reload

Busca