- Bancários Juazeiro
Reforma da Previdência não aquece a economia
A reforma da Previdência de Bolsonaro enfraqueceria o sistema de seguridade social e deixaria o Brasil mais vulnerável, tanto econômica quanto socialmente. O que o Estado precisa fazer é estimular investimentos para movimentar a economia, não cortar gastos com as mudanças nas aposentadorias.
A grande imprensa é a principal responsável por vender a ideia de que a reforma da Previdência é a solução para os problemas do país. Há uma tentativa de impedir a opinião pública de acessar outra perspectiva que não esteja de acordo com o discurso do governo e dos empresários, de que a PEC 06/19 é necessária para o ajuste fiscal nas contas.
É bem verdade que a crise que atinge o país é grave, a economia está desorganizada, o desemprego elevado, mas não há uma situação de convulsão social. Não é desmontando a Previdência que se resolve o caos.
O sistema de seguridade social inclui a Previdência Social, benefícios assistenciais e várias modalidades de proteção. Também tem outras formas de financiamento, não só as contribuições previdenciárias dos trabalhadores. Do jeito que se coloca, reduzir os benefícios e inviabilizar a aposentadoria salvaria o país da crise. Uma inverdade.
Com informações Bancários Salvador