Banco Pan é líder de queixas do Banco Central
O Banco Pan liderou o ranking de reclamações de clientes no segundo trimestre deste ano. Foram 701 queixas contra a instituição, controlada pelo BTG Pactual e pela Caixa, que possui 4,1 milhões de correntistas.
A lista considera as queixas contra as instituições financeiras com mais de 4 milhões de correntistas. Os dados foram divulgados pelo Banco Central.
Para chegar ao índice, o BC dividiu o número de reclamações pelo de clientes da instituição e multiplicou o valor por 1 milhão. A fórmula é utilizada para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da empresa.
Com 99,8 milhões de clientes, o Bradesco ocupa a segunda posição da lista, com 2.448 reclamações. O Santander, que tem 45,45 milhões de correntistas, ficou no terceiro lugar, com 1.080 denúncias.
A Caixa, que tem pouco mais de 92,2 milhões de clientes, obteve 1.910 reclamações. Já o Banco do Brasil, com base de 65 milhões de correntistas, registrou 1.342 queixas.
Insatisfação Enquanto a qualidade da mão de obra for desprezada e a ganância falar mais alto, o índice de insatisfação dos clientes só tende a crescer. Das 12.417 reclamações, a principal está relacionada à oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (2.210). Depois surgem as irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com 1.268 registros.