Estado é responsável pelo caos socioeconômico
É papel do Estado promover o desenvolvimento socioeconômico do país. Entretanto, ao diminuir a atuação do governo na vida da população, Bolsonaro perpetua uma grave crise na vida de todos. O PIB (Produto Interno Bruto) segue inferior ao de 2015.
Com a precarização do trabalho e a destruição do sistema de previdência social, os brasileiros serão jogados em uma realidade ainda mais perversa. Outro fator que contribui para o retrocesso é a PEC dos gastos públicos, que reduziu 42,5% das despesas do governo federal com investimentos em saúde, educação e segurança.
Para completar, a equipe econômica de Bolsonaro enfraquece os bancos públicos e desmonta o papel social da Caixa e do Banco do Brasil como instituições de fomento e desenvolvimentistas.
Em síntese, o Brasil regride direto para a República Velha (1889-1930). Mais pobreza, menos qualidade nos postos de trabalho, sucateamento dos direitos, ataques à seguridade social, alta concentração de renda, salário mínimo estagnado, programas sociais sofrendo cortes, pente-fino em benefícios e aposentadorias, entre tantas outras mazelas.