• Bancários Juazeiro

Cinco maiores bancos detêm 84,8% do mercado



Em 2018, o Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander, cinco maiores conglomerados bancários do país, detinham 84,8% do mercado de crédito e 83,8% dos depósitos totais. Com um lucro líquido somado em R$ 98,5 bilhões no ano passado, os bancos bateram recorde da série histórica, que teve início em 1994.

Fazem parte do cálculo bancos comerciais, múltiplos com carteira comercial e caixas econômicas. Em relação à concentração bancária registrada no final de 2017, houve pequena queda. As organizações financeiras detinham 85,8% de todas as operações de crédito e 85% dos depósitos bancários.

Outro fator que contribui para os bons resultados no setor é que os juros do cheque especial e do cartão de crédito subiram novamente em março. A taxa do cheque especial alcançou 317,9% ao ano, em fevereiro, para 322,7% ao ano, no mês seguinte. Os juros do cartão de crédito passaram de 295,5% ao ano, em fevereiro, para 299,5% ao ano, em março. Os dados do Banco Central comprovam que nada abala o rendimento do sistema financeiro brasileiro.

1 visualização

Busca

Outras Notícias