- Bancários Juazeiro
Presidente dos Bancários de Juazeiro participa de comemoração aos 50 anos da Federação dos Bancários
Ascom Seeb/Juazeiro
Na manhã da última sexta-feira (23), o presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro da Bahia, Maribaldes da Purificação acompanhado de Waldenir Britto, representante da FEEB Bahia e Sergipe participou do ato de homenagem em comemoração aos 50 anos da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, que ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. O evento reuniu autoridades, parlamentares, lideranças sindicais e trabalhadores bancários dos dois estados.
A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe foi fundada em 16 de novembro de 1968, quando representantes dos sindicatos dos bancários da Bahia, Sergipe, Feira, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista se reuniram em uma assembleia no auditório do Sindicato dos Conferentes e Condutores de Cargas e Descargas do Porto de Ilhéus, para fundar a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe. Portanto, na última sexta-feira, 16 de novembro de 2018, ela completou 50 anos. A entidade nasceu com o objetivo de otimizar o trabalho dos sindicatos, que até então eram filiados à Federação do Nordeste, com sede em Fortaleza, no Ceará. A Feebbase resolveu não apenas a questão da distância física, mas também tornou mais efetiva a participação dos sindicatos locais nas decisões das demandas a serem negociadas com os bancos. Vale lembrar, que a campanha salarial não era nacional, nem unificada entre todos os bancos nesta época.
Hoje a atuação da Federação vai muito além da defesa dos direitos da categoria bancária. A entidade está na linha de frente da defesa da democracia e dos direitos de todo povo brasileiro. Atualmente, a Federação conta com 13 sindicatos filiados, sendo 12 da Bahia e um de Sergipe.
O Presidente do SEEB de Juazeiro Maribaldes da Purificação, que recebeu uma placa de agradecimento da FEEB pela parceria e contribuição na consolidação dos direitos da categoria bancária, parabenizou a entidade e destacou a importância dessa base para os dois estados. “A Federação sempre teve um papel importante nas lutas sociais, tanto na Bahia quanto no Brasil e essa entidade só fortaleceu os sindicatos na luta e compromisso com a unidade e luta dos trabalhadores. Parabenizamos esses 50 anos de vitórias para a classe bancária”, disse Maribaldes.