Outubro Rosa faz alerta sobre câncer de mama

02.11.2018

 

 

O mês está chegando ao fim, mas a campanha Outubro Rosa segue a todo vapor para alertar sobre os riscos, características e medidas preventivas do câncer de mama. A campanha também chama atenção para a necessidade de mais políticas de atendimento à saúde da mulher no Brasil.

Identificar o tumor em estágios iniciais contribui para o aumento do percentual de cura da doença. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a chance de cura é maior quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Como existem vários tipos de câncer de mama, os sintomas também são variados, como nódulos fixos e indolores e se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias semelhantes a uma casca de laranja.  Além de alterações nos bicos dos peitos (mamilos), nódulos pequenos nas axilas ou pescoço e saída de líquidos anormais das mamas também são apontados como sinais comuns para a doença.

Por isso, o autoexame deve ser feito pelo menos uma vez por mês, sempre entre três a cinco dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa para as mulheres que não menstruam mais.

Importante destacar que o tratamento do câncer de mama é ofertado pelo Ministério da Saúde, através do SUS (Sistema Único de Saúde). A avaliação médica com ginecologista e mastologista é essencial para um diagnóstico preciso.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Vídeos

Please reload

Busca

© Copyright 2017 - Sindicado dos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB)
Rua Sete de Setembro, nº 71 - Centro - Juazeiro/BA - CEP: 48.903-670
Fone: (74) 3611-3312 - E-mail: seebjuazeiroeregiao@yahoo.com.br
Todos os Direitos Reservados.