Caixa e Santander têm as piores ouvidorias
Os bancos figuram frequentemente na lista de reclamações de clientes. O pior é que, além de errarem, as empresas não se preocupam em dar um retorno eficaz para os consumidores. No "Ranking de Qualidade de Ouvidorias", do Banco Central, Caixa e Santander possuem as piores ouvidorias entre as instituições financeiras de maior porte no Brasil.
No segundo trimestre de 2018, de zero a cinco, o índice, formado a partir de queixas registradas nos canais de atendimento do BC, da Caixa ficou em 3,00. Já o do Santander, foi de 3,06. Quanto menor o número, pior a ouvidoria.
A Caixa apresentou prazo médio de resposta de 7,90 dias úteis. Foram 91 reclamações sobre a qualidade da resposta dada pela ouvidoria. No Santander, o tempo de retorno foi maior, de 10,69 dias úteis, com 43 queixas.
A terceira colocação da lista ficou com o Banrisul, com índice de 3,17. Na sequência, Bradesco (3,29), Banco do Brasil (3,34), Itaú (3,50), Banco CSF (3,72), Midway (3,87), Pernambucanas Financiadora (4,14) e Votorantim (4,43). Em contrapartida, o Banco do Nordeste, com índice de 4,94, tem a melhor ouvidoria.