- Bancários Juazeiro
Bahia, campeão de queixas. Bancos na lista
A Bahia é o estado do Nordeste que mais registrou queixas de consumidores em 2017. Foram 65.507 reclamações. A lista segue com Ceará (36.892), Pernambuco (26.566), Maranhão (13.947) e Paraíba (11.102).
As operadoras de telefonia estão no topo do ranking, com 43,3% das denúncias. Os bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito, conhecidos por lesar os clientes, ocupam a segunda posição. O índice é de 20,4%.
Em seguida, aparecem cadastros de consumidores (14,5%); comércio eletrônico (8,0%); fabricantes de eletroeletrônicos e informática (3,2%); transporte aéreo (2,5%); e varejo (1,5%).
De acordo com o balanço, com base nas reclamações pelo Consumidor.gov, o Nordeste é a terceira região que mais demanda o serviço, com 177.294 queixas, o que corresponde a 15,9% dos registros de todo o Brasil.
Ao todo, foram computadas 470.748 reclamações no ano passado, com um Índice Médio de Solução de 80,8%. A ferramenta é monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias e Ministérios Públicos e TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia).